Bye Bye, Orkut! O Melhor do "Esquecido"

Nessa última segunda-feira (30/06) o Google declarou oficialmente o fim do Orkut que será no dia 30 de Setembro de 2014. Essa rede social fez parte da vida de muitas pessoas, mas caiu super no esquecimento e nesse ano ela completou 10 anos apenas de existência.

O site da Revista Exame apresenta uma reportagem com a coordenadora de conteúdo da Agência Digi que vamos conferir a seguir: 

Embora a rede social tenha praticamente caído no ostracismo para grande parte do público, a notícia de sua despedida gerou inúmeros comentário e debates em outras plataformas como Twitter e Facebook.
Um grupo brasileiro até chegou a criar um movimento para impedir a morte do orkut, que mesmo assim parece inevitável.
É evidente que uma hora ou outra esse final iria acontecer, principalmente levando em conta o dinamismo desse universo de plataformas da internet, no qual memes, aplicativos e redes sociais desaparecem tão rápido quanto à ascensão meteórica que atingiram.
O Adnews ouviu a coordenadora de conteúdo da Agência Digi, Danielle Cruz, para entender essa derrocada da futura finada rede social.
Quais são os principais fatores que podem ter levado o orkut ao fim?Acredito que a chegada do Facebook tenha contribuído muito pra isso. A ferramenta era parecida – você tem um perfil onde pode compartilhar fotos, vídeos e adicionar seus amigos – mas oferecia algumas funcionalidades que o orkut não tinha, como as mensagens privadas.
Para as marcas, também era mais fácil ter uma página do que ter uma comunidade.
Ao longo do tempo, o Facebook foi melhorando a usabilidade e tornando mais fácil a comunicação entre marcas e pessoas. Apareceram os jogos, mensagens em grupos, e outras possibilidades que tornaram o Facebook mais fácil e intuitivo.
A falta de capitalização da ferramenta e de relacionamento com as marcas podem ter sido fatores cruciais?Sim! Foi o que eu disse na resposta anterior. No orkut você até tinha algumas possibilidades de capitalização. Era possível anunciar diretamente dentro de alguns jogos, mas o Facebook também possibilitava isso.
Toda rede social é perecível? A mesma coisa tende a acontecer mesmo com plataformas mais consolidadas como Facebook e Twitter?Acho que sim. Vivemos numa era em que a informação muda muito, e muito rápido. Hoje vemos outras plataformas mais específicas, como o Instagram, crescendo cada vez mais e absorvendo serviços que eram oferecidos por outros aplicativos.
O Facebook tenta não ficar atrás adquirindo essas empresas. As plataformas precisam ouvir os usuários e entender suas necessidades.
Caso contrário, podem perder espaço para outra rede social. É só aparecer algo mais interessante e que converse melhor com o público no momento atual.
As marcas se relacionam muito bem hoje com a comunicação no Facebook, mas o orkut não conseguiu isso...Várias marcas fazem hoje um ótimo relacionamento pelo o Facebook, dentro de suas necessidades. As marcas fazem tudo por suas páginas, desde venda até SAC – essa abrangência de serviços não existia no orkut, que limitava o relacionamento das marcas apenas a criar um perfil, uma comunidade e administrar os tópicos.
Acredito que as marcas também se adaptam aos meios. Na época, ninguém pensava que poderia surgir uma plataforma que tornasse o contato com o usuário tão interativo e rápido. Hoje sabemos que existe essa demanda, mas em 2004 não sabíamos.
Alguma outra rede social deve ocupar essa lacuna do orkut ou ela já é ocupada inteiramente pelo Facebook?Acho que o Facebook cumpre bem o papel atualmente, mas, como disse, nunca se sabe o que algum gênio vai criar a seguir

E agora quando tentamos acessar o orkut, é essa mensagem que vemos:



Mas e você? Tem boas e engraçadas lembranças do Orkut? que tal uma listinha com __ coisas que víamos e eram exclusividades do orkut?

1- O Orkut era uma grande fonte de comunidades, onde as pessoas compartilham gostos parecidos por meio de fóruns, algumas eram comunidades pequenas, do tipo com a foto de alguém popular em que todos os seus amigos fazem parte ou comunidades com números abrangentes, que serviam tanto pra tópicos cômicos ou como forma de ganho de dinheiro. Sem contar que era incrível a criatividade das pessoas para criar comunidades, rs




2-  Era comum, principalmente se você é uma pessoa bacana receber muitos depoimentos, e era engraçado -na minha opinião- olhar as "brigas" pelo topo dos depos, e aí você um depoimento em segundo dizendo "Olha de quem é topo" rs e também era muito comum o famoso depo dos desconhecidos: "O que dizer dessa pessoa que eu conheço a pouco e já considero pakas". A opção de depoimentos também era muito utilizada pelas pessoas pra mandar recados super privativos, e-mails e senhas quando alguém fazia seu perfil, o que me lembra o item 3

3- Provavelmente você já escreveu ou teve seu perfil escrito por algum amigo, e ainda quando dava tinha fotos, corações e tudo o que pudesse ter de mais fofo hehe. 

4- Leio, Respondo e Apago! - Com o tempo as pessoas não gostavam mais de deixar  seus recados expostos e apagavam, ainda deixavam na página de scraps um recados especial.



5- E que tal saber seu nível de Sexy, Confiável e Legal? Era um recurso disponível no Orkut através de opções que seus amigos lhe davam por grau de escolha, não fazia sentido mas levantava o ego de muita gente.


6- Ultimas visitas... O Orkut tinha essa opção que podia ser condenadora ou reveladora pra muitas pessoas, era muito legal ver o nome daquele super gatinho que estava afim como uma das visitas recentes, mas e a raiva de quando era aquela arqui-inimiga?  

7- O nosso saudoso orkut era repleto de aplicativos legais que faziam as pessoas perderem muito tempo: BuddyPoke, Mosaico de Amigos, Colheita Feliz, Café Mania, Mini Fazenda entre outros, o que valia era ser o recordista de cada aplicativo.




















8- Fotos dedicas, era super comum ter amigos pedindo que as fotos dos seus álbuns fossem dedicadas pra eles, e ai quem dedicava ou teve foto dedicada ai?

9- Fake, o orkut era o reino das pessoas fakes, existiam até comunidades exclusivas, as pessoas criavam perfis e vidas onlines com outras através de fake, chegando a criar namoros onlines, famílias e afins, normalmente os fakes eram feitos com pessoas absurdamente lindas, rs

                                                  
10- Atualização do Orkut: depois de certo tempo o orkut recebeu uma atualização que fazia com que cada um deixasse o orkut sua cara, podendo deixar ele mais interativo e colorido, com diversas cores e temas, incluía sorte do dia e scraps e depoimentos que podiam ser acompanhados de vídeos, só colando a url 


E ai? Já deu pra matar a saudade ou sentir mais a falta? 
Foram bons tempos né galera, mas pra quem ainda tem seu perfil nessa rede, tem que agilizar pra salvar seus álbuns de fotos e ainda, poderá salvar scraps e depoimentos, caso não façam isso até o dia 30 de Setembro, tudo se perderá junto com a nossa redinha. 

Espero que tenham gostado do post e ficamos até a próxima, bjs 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Desenhos e Suas Evoluções Gráficas

Projeto 101 Coisas em 1001 Dias

Como Praticar Inglês em Casa